domingo, 11 de dezembro de 2011

ROSILMAR CARNEIRO SOARES, MAIS UMA VÍTIMA DO DESCASO NA SAÚDE PÚBLICA NO ESTADO DO TOCANTINS.

          
         Rosilmar, a Rosa como muitos a conheciam, sempre foi uma mulher batalhadora, lutadora, super filha, super mãe, super esposa, super amiga e conselheira de todos. Morava em uma pequena chácara entre os municípios de Monte Santo e Divinópolis – TO, chácara essa que ela havia adquirido a pouco tempo, era um de seus sonhos ter sua própria terrinha.  Há muito tempo vinha sentindo dores de cabeça, conhecida também como cefaléia, mas essas dores sempre foram confundidas pelos médicos como enxaqueca.
        Nos últimos meses as dores se intensificaram, então ela procurou o posto de saúde do município de Monte Santo - TO, onde o mesmo infelizmente se negou a fornecer um exame da cabeça no qual ela havia pedido, o motivo da negação foi simplesmente porque a chácara onde ela morava atravessava o córrego que fazia a divisa do município de Monte Santo com o de Divinópolis - TO.
        Ela voltou pra sua chácara ainda com intensas dores de cabeça, dores insuportáveis e depois retornou ao município de Monte Santo para tentar mais uma vez pedir o exame. Dessa vez ela conseguiu a consulta com o médico da cidade e contou a história pra ele. O médico então solicitou o pedido de exame para aguardar a liberação da secretaria municipal de saúde, liberação essa que até hoje ainda não saiu.
         Ela retornou novamente para casa e tomou alguns remédios para amenizar as dores, até que em uma madrugada de sexta para sábado, ao dormir, ela teve uma crise, onde sofreu um desmaio, perca de consciência e de movimentos. Imediatamente seu marido pediu ajuda aos visinhos, que a levaram imediatamente para o Hospital de Paraíso do Tocantins. Chegando ao hospital a médica que atendeu a diagnosticou como uma possível intoxicação alimentar, passou remédios para o possível problema de saúde e internaram-a durante três dias, dias esses que não apareceram mais nenhum médico para examiná-la.
          Na noite de sábado seu filho, Josimar, indignado pela falta de informações e por não terem pedido nenhum exame para ver o que sua mãe tinha resolveu tirar satisfação. Aparentemente deu certo, mas fizeram só um exame de sangue e disseram que ela não tinha nada de anormal e deram alta pra ela no domingo, mesmo com as intensas dores de cabeça. "Como assim nada de anormal se já faz três que ela dói a cabeça sem parar?" - Questionou seu filho.
         Com receber alta no domingo ela foi para sua casa em Paraíso, onde muitos de sua família vieram visitá-la ainda no domingo mesmo. Vieram seus pais, irmãos, filhos, enteados e amigos e fizeram um almoço, ninguém imaginava que tal almoço era como se fosse uma despedida. Ao entardecer ela passou mau novamente e seus pais juntamente com seu irmão chamou-a para ela ir à Pium – TO para ver se conseguia uma consulta lá ou até mesmo um encaminhamento para o Hospital Geral de Palmas. Ela então resolveu ir com seus pais para Pium e na segunda-feira cedo ela tentou uma consulta, porém não tinha mais vagas, então seu irmão, Raimundo, tentou conversar diretamente com o médico, contou a situação e o Dr. entendeu que o caso era grave e encaminhou-a a Palmas. Devido ela está debilitada e o médico que a encaminhou não ter acesso as ambulâncias do município de Pium, pelo que parece por motivos políticos, então ela teve que esperar até a terça-feira para que seu filho pegasse o carro do patrão emprestado e a buscasse, pois ela não conseguia ir de ônibus para Palmas - TO.
        Chegando ao Hospital Geral de Palmas, pelos sintomas os médicos já diagnosticaram como um possível aneurisma, e de início já pediram uma tomografia para confirmar a hipótese, tomografia essa que ela já havia pedido há muito tempo no município de Monte Santo. A tomografia confirmou o que não queríamos que fosse, não era um aneurisma, mas sim dois aneurismas e necessitava de cirurgia em caráter de urgência. Contudo estávamos confiantes, pois achávamos que devido ser um caso grave a cirurgia dela ia ser imediata, onde as chances de uma boa recuperação eram altas. Mas Estávamos enganados, pois começaria aí o maior de todos os descasos que descrevemos até agora, o descaso fatal que tiraria a vida de Dona Rosa.
        Até esse momento Dona Rosa teve sua pressão arterial controlada (pelo menos era a informação que nos passavam) e ficava aguardando um exame chamado de Angiografia, que mostraria com precisão o local do aneurisma, esse tal exame ficou sendo esperado por Dona rosa por mais de semanas, todo dia a gente olhava o prontuário dela e lá estava: “aguardando angiografia”. Um dia estava escrito que a angiografia estava prevista para uma sexta-feira, nossa, como Dona Rosa ficou alegre, animada para fazer a cirurgia, pois ela tinha certeza que ia dar tudo certo, pois uma colega de quarto dela já havia feito essa mesma cirurgia e passava positividade pra ela. Na quarta-feira que antecedia a sexta-feira, dia da angiografia chega os enfermeiros dizendo que ela tinha que fazer a angiografia naquele momento, pois na sexta não ia ser possível, pensamos que fosse por causa de um recesso que ia ter. O fato é que Dona Rosa não podia fazer o exame na quarta, pois ninguém a havia avisado e ela não estava mais em jejum, o que conseqüentemente adiou o exame para próxima segunda-feira.
            Feito o exame as segunda-feira, Dona Rosa ainda teria que esperar até a próxima segunda para que a equipe médica neurológica passasse avaliando o caso dela a partir do exame. Na quarta-feira, feriado de finados eu fui passar o dia com ela, ela estava confiante, alegre, na hora da visita brincamos, eu, ela, a enteada dela, seu irmão e sua cunhada.
Eu ia dormir com ela e sairia de Palmas na quinta-feira às 5 da manhã para chegar a tempo no serviço Porto Nacional. Contudo, estava chovendo muito naqueles dias e ela ficou preocupada comigo em ter que sair as 5 da manhã e pudesse está debaixo de chuva. Ela me aconselhou que eu fosse embora naquela noite que ela ia chamar sua irmã para ir dormir com ela. Fiquei pensando e concordei, na hora de eu ir embora ela me disse: “Pode ir caçula, a mamãe vai ficar bem”. Infelizmente não foi o que aconteceu, pois na noite de quinta-feira ela sofreu um AVC – Acidente vascular Cerebral, daí pra frente começou o sofrimento de uma mulher guerreira, forte e confiante sempre em Deus e nos médicos. Ela precisava ser levada pra uma UTI imediatamente, mas infelizmente não tinha leitos, e ficou a desejar da quinta-feira até a segunda, quando passou a equipe médica neurológica e disseram pra nós que Dona Rosa só não tinha sido operada ainda por falta de UTI.
           Nossa!, toda a equipe do hospital, equipe médica, funcionários e demais haviam nos enganados esse tempo todo, já não bastasse a demora no exame, eles nos diziam que estava tudo bem, sendo que o estado de Dona Rosa já era gravíssimo. Sabendo disso, que Dona Rosa só precisava de uma UTI para fazer a Cirurgia, seu irmão, seu marido e seu filho procuraram o Ministério Público e contaram a situação, foi quando a promotora obrigou o estado a arrumar uma UTI para Dona Rosa, fosse pública ou privada, dento ou fora do estado. Mesmo com a ordem judicial o hospital ainda deixou Dona Rosa dois dias fora da UTI, ficou na chamada SALA VERMELHA, que muitos pacientes chamam de SALA DA MORTE. Na terça-feira a noite é que levaram Dona Rosa para a UTI do IOP, para que ela voltasse a ficar em estado clínico estável e assim pudesse ser feita a cirurgia, que foi marcada para sexta-feira.
              Na sexta, 11/11/11, no momento da cirurgia mais um drama, Dona Rosa já estava no preparatório para iniciar a cirurgia quando a equipe cirúrgica disse que estava a espera apenas do prontuário dela, deram sumiço no prontuário dela e a cirurgia só começaria com o prontuário nas mãos. A família teve que ameaçar chamar a TV, ameaçar fazer um boletim de ocorrência e ameaçar chamar o Ministério Público mais uma vez até que acharam o prontuário de Dona Rosa. A cirurgia que estava marcada pras 7 horas da manhã foi começar as 11:50 da manhã.
Assim, com muita luta e persistência conseguimos que a cirurgia fosse feita, segundo os médicos a cirurgia foi um sucesso, mas infelizmente já era tarde, pois o organismo dela já estava fraco demais pra reagir a uma cirurgia tão delicada. Ela ainda ficou doze dias em coma após a cirurgia, mas acabou tendo uma morte cerebral no dia 23/11/11

      Hoje, 11/12/2011 faz um mês que ela fez a cirurgia e sabemos que tem mais de 35 casos de pacientes  no Tocantins precisando de cirurgias neurológicas de urgência, cirurgias essas que se não forem feitas a tempo podem se agravar muito o estado clínico dos pacientes, chegando até mesmo ao óbito, como foi o caso de Dona Rosa, minha mãe.

        O que se resume com essa história é que nossos direitos básicos mínimos não estão sendo válidos, pagamos impostos todos os dias em tudo que fazemos, somos obrigados a eleger determinadas pessoas para comandar e administrar a máquina pública e o que ganhamos em troca é o descaso, a humilhação, a negligência e o ato desumano quando precisamos de Saúde, Educação e Segurança Pública de qualidade, pois nesse triste relato da história de minha mãe, para conseguirmos a UTI para ela tivemos que recorrer à Justiça. Isso é um absurdo
    
         A nossa forma de protestar contra esses absurdos desumanos é ficar sem votar nas próximas eleições, pois o que percebemos é que nosso voto não vale nada, a não ser para encher bolso de certos políticos, pois quando realmente precisamos de serviços essenciais para o ser humano somos pegos de surpresa numa desumanidade total.
      
         Se você, como nós, se sente indignado por algum motivo referente a  saúde pública no Brasil em especial no Tocantins, alie-se a nós nesse protesto.

Faça seus comentários, conte-nos sua história, dê-nos essa força e vamos juntos lutar por melhorias. Sabemos que uma andorinha só não faz verão, mas ela faz a parte dela, e se todos nós fizermos a nossa parte, cobrando, fazendo protestos, com certeza um dia vamos mudar a cara desse país.

70 comentários:

  1. Também fico indignado com a situação da saúde em nosso país, concordo com vcs, temos que fazer valer nossos direitos de cidadãos brasileiros e a maneira mais viável é protestando contra essas desumanidades. Estou com vcs nessa.

    ResponderExcluir
  2. eu presto os meus pesames a familiá, e vou aderir ao protesto de porque é uma maneira de fazer valer o nosso direito de cidadão, o nosso voto, que já não tem mais valor.

    ResponderExcluir
  3. eu fico muito triste com a situação dessa, que se encontra a saude publica do nosso país hoje, em especial, a da familia de rosilmar, que por falta de atendimento adequado e de qualidade na hora certa, perdeu a, e por falta de uma boa adiministração pelos nossos politicos, que só lembra da gente na hora do voto, aí sim conhece agente, um abraço aqui, um abraço ali, por esse motivo eu vou ser solidario a essa familia que hoje sofre. Conte comigo, vou deixar de votar até qundo derem valor ao nosso voto.

    ResponderExcluir
  4. O que fazer que isso mude não aconteça com outra familia,os politicos so pensam ganha mais, e não trabalham em beneficios dos cidadões, como saúde que direito nosso, antes de ganha eles tem solução pra tudo, depois que ganham desaparece.
    Força para familia que perdeu alguém muito importante e mãe de familia brasileira que tiram o seu direito de saúde com dignidade.

    ResponderExcluir
  5. Lamentável, mas essa é a realidade em que vivemos, as vezes só percebemos de tal calamidade quando realmente estamos precisando... Que Deus possa cofortar vcs... Abçs

    ResponderExcluir
  6. Eu sou o Josimar, filho da D. Rosa. Eu como outros filhos, parentes e amigos vimos minha mãe, que era forte, morrendo aos poucos por causa do descaso da saúde pública do Estado do Tocantins. Estivemos proximos desde o inicio, sem muito a recorrer a não ser ao jornalismo e ao MPE. e por causa da demora na cirurgia a minha mãe de apenas 49 anos de idade e depois de 12 dias da cirurgia, 40 dias depois de dar entrada no primeiro hospital com ANEURISMA CELEBRAL, VEIO A FALECER em uma cama de UTI conseguida através de INTERVEÇÃO DO MPE.
    AGORA eu pergunto a todos vcs, como podemos confiar em políticos que dão a minima por nós cidadãos, que o basico do basico, que é a saúde pública não temos. Vários e varios politicos cada dia mais ricos, com dinheiro que possa pagar cerca de R$ 2.800,00 por uma ANGIOGRAFIA, R$ 7.000,00 por uma DIÁRIA DE LEITO DE UTI e R$ 28.000,00 por uma CIRURGIA NEUROLÓGICA. E nós, o que devemos fazer é procurar o MPE ou VOTARMOS NULOS ou deixar de votar nas proximas eleições. O voto NULO é um protesto válido. Votando NULO podemos DEMOCRATICAMENTE ANULAR uma eleição inteira, colocando nossa manifestação e mostrando que estamos insatisfeitos com OS POLÍTICOS em que temos hoje no poder. Venha conosco fazer parte deste manifesto, pois eu nunca pensaria que poderia precisar tanto da saúde pública, dessa Forma precisei e foi uma fatalidade. Conto com o APOIO DE TODOS VCS. ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  7. Olá, meu avô tambem como sua mãe passou pelo descaso dos hospitais publicos ele passou exatamente 2 meses para ser diagnosticado um cancer no figado, esofago e estomago. De inicio os médicos disseram que era vermes, que ele comia demais, por isso ele inchava, depois de 3 meses internado no HGP ele faleceu exatamente no dia 07 de setembro de 2011, cancer é uma doença fatal mas existem chances, ainda mais quando o diagnostico é rapido, os médicos estavam passando pra ele medicamentos de inicio que agravaram a sua situação, fato confirmado por eles próprios...Hoje sei como é uma parte dessa dor que vcs sentem, claro nada comparado com uma mãe, mas o descaso que fazem nos hospitais é inaceitável...

    ResponderExcluir
  8. oi Danny, fico muito agradecido por você deixar seu recado nesse meio de protesto em que encontramos e pedimos que você nos ajude a divulgar esse manifesto e que se vc achar que ainda podemos mudar de alguma forma nosso municipio, estado e Pais com o poder de nosso voto que entre tambem nessa campanha de VOTO NULO nas proximas eleições para Governantes. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Olá eu sou Raimundo irmão de D. ROSA, DANNY eu fico mutio grato pelo seu apoio, assim comoo nós voce tambem está passando pela mesma dor, vamos juntos acabar com essa negligencia, com essa falta de humanidade dos politicos desumano, tem politicos que ainda tem coragem de aprecer na televisão disendo que não tem nada a ve com a saude do tocantins, voce que nos segue no blog, junte se a nós NA CAMPANHA DO VOTO NULO. MUITO OBRIGADO A TODOS.

    ResponderExcluir
  10. Oi, eu gostaria de deixar aqui meu recado, o que aconteceu com ess familia foi muinto desumano, perder um membro por falta de atendimento adequado na hora certa, a sude publica no tacantins setá péssima, está uma calamidade, os politicos se elege com a promessa de melhorias na saude, é mentira eles só querem melhorar seus bolsos, encher suas fazendas de gado, e deixar a população ao descaso, ao abandono, nos corredore dos hospitais publicos, por isso meus amigos eu aderir ao protesto do VOTO NULO MUITO OBRGADO.

    ResponderExcluir
  11. Nunca precisei do HGP e peço a Deus que não deixe eu e minha familia precisar enquanto estiver este descaso, pessoas morrendo a mingua na fila dos hospitais, por falta de um bom atendimento, de medicos competente, porque o medico não está ali para achar isso, ou achar aquilo, o medico está ali para diagnosticar a doença dos pacientes e passar o remedio certo,quantos erros medicos agente se ver nos jornais, absurdos acontece nos hospitais, pessoas morrendo por negligencias medicas de enfermeiros. Por isso eu sou mais um protestante no protesto do voto nulo.

    ResponderExcluir
  12. Sentimos muito pela D.Rosa,mas temos profissionais excelentes no HGP eu fui salva la...os profissionais sofrem tambem,pois precisam trabalhar sem condiçoes e se falarem algo sao castigados,tem medo.A culpa eh dos coprruptos.vamos tirar esses politicos do cenario.Democracia eh eleger e tirar.

    ResponderExcluir
  13. Meu Deus, que absurdo!!! é estarrecedor!. Sou mãe, filha, gente! lamento profundamente pelo que aconteceu. Poderia acontecer com qualquer um de nós.
    Que o Senhor Jeus te conforte na sua infinita graça e amor.
    São os votos de Ângela.

    ResponderExcluir
  14. estou nessa campanha também.falaram que a saúde iria melhorar com essa empresa mas na verdade não mudou nada.lamento muito. continue lutando por seus direitos a todos que se sentirem prejudicados. igual essa familia está fazendo. Ana

    ResponderExcluir
  15. As UTI´s foram providenciadas agora, depois de tantas mortes.Temos que deixar claro que para D. Rosa e outras pessoas que morreram as UTI's que vão chegar ja não serve mais, pois não vai trazer a vida deles de volta. Deixar claro também para que as pessoas ao perceberem que seu direito à saúde não está sendo garantido por falta do estado (que é o reponsável por isso)comrram atrás de seus direitos, façam denúncias, pois foi a partir de denúcncias no Ministério Público e na Defensoria que esses órgãos deram o prazo de 10 dias para que o estado providenciasse as UTI's. Lamento por D. Rosa e os outros que partiram, e espero que um dia nossa saúde pública tenha concerto. abços

    ResponderExcluir
  16. somos sofredores poque nos não elegemos gente que dá valor a vida do ser humano, não é porque não sabemos votar e sim porque não sabemos dizer não ao politicos, como dizer não aos politicos? é votando nulo nas proximas eleições. concordo a campanha do voto nulo. Só assim os politicos irão der valor ao noss voto.familia sofredora, conte comigo.

    ResponderExcluir
  17. Caros amigos quero chamar sua atenção para esse grande problema que enfrentamos hoje, que o da saude publica, quero qui mencionar o caso de uma senhora que foi ao hospital de PARAISO para ganhar nenem eos negligentes fizeram uma cezariana e lá deixaram uma toalhinha dentro da barriga da mulher e quando conseguiram tiarar o esquecido de dentro da mulher, já estava quase passado, custou muito caro para ela recuperar, e quem vai pagar a conta?

    ResponderExcluir
  18. Olá, quero qui deixar o meu recado, eu acompanhei uma outra fatalidade, uma jovem procurou o hospital de PARAISO varis vezes e os aprendiz de medicos mandavam a jovem para casa porque não estava na hora de nascer, entre idas e voltas ela passou mais de 10 dias quando a familia resolveu levar à palmas, mais já era tarde demais a criança já tinha morrido no ventre da mãe, precisaram fazer uma cirurgia de urgencia e a mãe não resistiue morreu. Por isso meus amigos eu convido todos a participar da campanha da familia de D. ROSA MUITO OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  19. estou com essa família, pois sei o sofrimento que eles passaram, estamos em um grande caus da saúde publica, esses políticos sem vergonha guando estão pedindo foto são santos, rezam, oram fazem tudo para enganar, vou protestar também, não vou votar, e sim o NULO.

    ResponderExcluir
  20. OLA,QUERO DEIXAR O MEU RECADADO,QUANDO E QUE O POVO TOCANTINENSE VAI GRITAR CANTRA ESSA BERRAÇÃO NA ADIMINISTRAÇÃO DO ESTADO? COMO PODEMOS TER UMA SAUDE DIGNA, SE CADA GOVERNO QUE ENTRA,VEM COM A FOME DE UM LEÃO,USURPANDO TUDO QUE O ESTODO TEM.
    È PRECISO PROTESTAR. CARLOS AIRTON

    ResponderExcluir
  21. E triste mas e a realidade..Minha mãe precisou de um atendimento no HGP e ficou no "corredor da morte" por 2 dias ,mas graças a Deus ficou tudo bem com ela.A saúde só e assim pq os políticos não utiliza a saúde publica,duvido se eles ou os filhos deles ficassem naquele corredor sentindo dor e os enfermeiros fingindo que não esta vendo.

    ResponderExcluir
  22. e uma vergonha a Saúde do nosso Pais, e principalmente aqui no Tocantins, esse governo que ai esta disse e campanha que ia salva a Saúde do Tocantins, sica e o pior dos governo que ja aconteceu em nosso estado, e um ditador de primeira, só saber perseguir os funcionários publico, a maiorias destes médicos são pagos pelo governador para salvas as vidas das pessoas e não faz isso, só pensar no dinheiro.

    ResponderExcluir
  23. é um absurdo que a prefeitura não só de monte santo, divinópolis e por último pium, não disponobilize uma ambulância para quem mais precisa por motivos políticos. acionem a justiça e peçam uma indenização pelo descaso dado ao tratamento de foi dado a sua mãe até por que, a saúde é a que mais recebe dinheiro da união. mas uma coisa é certa nossos mandatários não procuram um hospital público pois os mesmo viajam até brasília ou goiânia para se tratarem pois tem recursos para isso. eu se fosse da família começaria um movimento de anulação de votos nas próximas eleições municipais que acontecem no ano que vem como também nas eleições gerais que acontecem daqui a praticamente dois anos e por último entreria en contato com a rede record através de seu portal para fazerem uma reportagem para o domingo espetacular para mostrar de fato como está a saúde no tocantins.

    ResponderExcluir
  24. Aos familiares da Dona Rosa, meus sentimentos!!


    E deixo uma perguntar no ar, CADÊ AS AUTORIDADES?

    ResponderExcluir
  25. Idgnadissimo!! Lamentável!! Só Deus.

    ResponderExcluir
  26. SIQUEIRA TRAIU A CONFIANÇA DE TODOS, SUA IRA IRÁ REVOLTAR CONTRA SI.

    ResponderExcluir
  27. Cadê o abaixo assinado??
    Cria um link aí para se cadastrar e assinar o protesto e levar a câmara. Precisamos urgentemente nos mobilizar para que outros não possam acabar com o mesmo destino de Rosilmar.

    ResponderExcluir
  28. esse e mais um descaso da saude publica, nao podemos deixar isso acontecer, a proxima vitima pode ser a mae, o pai ou uma parente proxima da gente. temos que lutar contra isso.
    aonde vai parar meu povo, pelo amor de deus vamos bater forte em cima desses politicos que nao fasem nada. espero que todos possa viver com saude.
    obg

    ResponderExcluir
  29. Infelismente, realmente e isso q ganhamos em troca dos impostos qe nos pagamos. Indignados nos ficamos tanto descaso.

    ResponderExcluir
  30. A familia agradece toda a força que estamos recebendo, tanto dos anonimos, pessoas que se identificam quanto dos meios de comunicação em geral. pedimos que nos ajude a manter os outdoor`s por mais tempo ou que deixem seus depoimentos, recados, palavras de força e apoio. Muito obrigado por nos apoiar.

    ResponderExcluir
  31. Isso é muito triste! Só tenho uma sugestão que não vai trazer sua mãe de volta, mas que pelo menos trará um sentimento de reparação. Processe o Estado, cobre uma indenização bem alta e utilize parte desta indenização para postrar em outras placas a injustiça e a humilhação a que somos submetidos por aqueles que deveriam olhar pelo povo, cuidar das pessoas. Meus pêsames a toda a família e que Deus dê a cada um a força necessária para continuar a luta. Abraços

    ResponderExcluir
  32. FICO INDIGNINADA COM UMA SITUAÇÃO DESSA.CADE O DINHEIRO DE NOSSOS IMPOSTOS. SERÁ QUE OS POLITICOS SÓ LEMBRA DO POVO EM TEMPOS ELEIÇÕES,ESTÁ MAIS DOQUE NA HORA DO POVO DÁ UM BASTA,NESTES POLITICOS QUE SÓ PENSAM NELES MESMO.

    ResponderExcluir
  33. E UM ABSURDO O QUE ACONTECEU COM ESSA FAMILIA .

    ResponderExcluir
  34. está na hora de unir forças para que essa história não repita com outra familia,deixerei de votar nestas eleições.

    ResponderExcluir
  35. Josimar e família, meus sinceros sentimentos de pesar. Eu também estou muito indignado com este acontecimento e lendo os comentários acima, percebi que a discussão está politizada numa campanha baseada no voto nulo. Quero apenas advertir que não está juridicamente pacificado que maioria de votos nulos anulam uma eleição. Pelo que já percebi das decisões nada democráticas dos Tribunais, acredito que vão seguir ao pé da letra não pelo princípio da legitimidade eleitoral concedida pelo povo. Por isso, acho que a forma como protestou foi genial e acredite, precisamos e muito deste tipo de coragem. Se quer minha opinião, acho que deveria mesmo é exigir uma reparação do Estado, uma indenização que fará com que os governantes respeitem os direitos das pessoas. Um grande abraço a você e sua famíla e que Deus os abençoem.

    ResponderExcluir
  36. O meus sentimentos a sua familia Josimar.

    É muito descaso!!!!

    ResponderExcluir
  37. Bem, indignaçao e pouco, o descaso esta em toda parte, no Municipio de Palmas nao e diferente, a burocracia emperra tudo, exames.Sinceramente acho que morrerao muitos e muitas e as autoridades nao estao preocupadas, pois se sentem algo, vao para outros Estados, sem falar nos planos de saude que nao tem especialistas, infelizmente so oraçao para os que ficam.

    ResponderExcluir
  38. Infelizmente essa é a "cara" da saúde no Tocantins. Literalmente pagamos caro.
    Acreditem vocês que aqui em Dianópolis um médico do município se negou a trasncrever um pedido de exame (feito por um medico particular), sob a alegação bizarra de que custaria muito caro para o SUS. Graças a Deus, mesmo sem poder, acabei fazendo o exame com recursos próprios, mas a maioria não pode... Sei que caro para o SUS na verdade são esses profissionais sem ética nenhuma e desprovidos de qualquer sentimento de humanidade. Sou a favor do voto nulo sim, é nossa forma de protestar.

    ResponderExcluir
  39. Temos mesmo q protestar contra esse descaso com nos seres humanos, oq estao fazendo com gente nao se faz nem com animal. Apoio a familia nesse protesto e tambem votarei nulo.

    ResponderExcluir
  40. Achei bacana a iniciativa, parabéns! me junto a vocês na causa da saúde de qualidade. Quanto ao voto nulo não vejo como a melhor saída, primeiro por que a maioria das pessoas (povão) gosta dos momentos eleitorais para vender o voto, trabalhar nas campanhas, boca de urna e assim vai... Tendo em vista que os que protestam tem consciência, deixar de votar ou votar nulo só vai deixar perpetuar no poder aqueles que usam de mentiras e corrupção para se eleger. Uma alternativa boa e prática é criarmos a Associação Estadual das familias vitimas do descaso da saúde pública do Tocantins. Tem peso e repercute melhor no controle do SUS, pensei nisso desde quando meu avó foi mau atendido no HGP. Tenho feito minha parte protestando na site conexão tocantins:

    http://conexaoto.com.br/2011/12/10/siqueira-da-mal-exemplo-ao-prometer-baixar-agua-luz-combustivel-e-melhorias-a-saude-do-estado

    http://conexaoto.com.br/2010/05/13/jovem-gravida-que-sofreu-tentativa-de-homicidio-foi-mal-atendida-no-hgp-segundo-lider-comunitario.

    http://conexaoto.com.br/2010/10/28/depois-de-cinco-meses-morre-no-hgp-mulher-vitima-de-violencia-do-marido.

    http://conexaoto.com.br/2010/10/29/hgp-lamenta-constrangimento-causado-a-familia-de-paciente-que-foi-a-obito.

    Sou Erivelton da Silva Santos, professor de História e do movimento comunitário em Palmas - eriveltonpalmas@bol.com.br

    ResponderExcluir
  41. parabéns para vocês que tiveram essa iniativa de protesto;pois a saúde está muito ruim.

    ResponderExcluir
  42. ESTOU COM VOCÊS ,VOU VOTAR NULO

    ResponderExcluir
  43. TIVE A OPORTUNIDADE DE CONHECER A DONA ROSA ERA UMA MULHER EXEMPLAR,QUE DEUS DE FORÇA PARA TODOS FAMILIARS E AMIGOS.

    ResponderExcluir
  44. CAROS FAMILIARES ESTOU COM VOCÊS NESTA LUTA

    ResponderExcluir
  45. QUE DEUS ILUMINE TODOS VOCÊS NESTA BATALHA.

    ResponderExcluir
  46. FICO BASTANTE TRISTE COM SITUAÇÃO DESSA POIS PERDI MINHA MÃE AOS 43 DE IDADE COM MESMO POBLEMA DE SAÚDE.QUE DEUS PROTEJAM TODOS NÓS

    ResponderExcluir
  47. E o Deputado Marcelo Lelis o que tem a dizer sobre a situação do HGP?

    ResponderExcluir
  48. Aconteceu recentemente com uma Sra. conhecida pela alcunha de Susuíta, residente na cidade de Campina Verde, a qual esteve no Hospital Regional de Paraíso logo após ter tido um desmaio, e lhe fora passado medicamento e em seguida fora liberada, fato é que, deu entrada e saída no Regional dia 23/12/11 e dia 24/12/11 faleceu de enfarto. Mais uma vítima, e a saúde no Tocantins indo pro buraco e o cidadão também!!!

    ResponderExcluir
  49. Solidarizo-me com a família de D. Rosilmar. D. Rosa, como carinhosamente era chamada. Esse descaso das autoridades com a sáude é caso de polícia, de justiça. O que aconteceu nesse episódio de D. Rosa, foi uma desumanidade. Abraços a todos os familiares de D. Rosa. Q que Deus Pai a protega junto de Si. JORGE COUTO, auditor fiscal do Estado do TO.

    ResponderExcluir
  50. Oi... deixo aqui nosso e-mail para quem quiser entrar em contato. euprotestonaweb@hotmail.com.
    Agradeço o interesse e incentivo de todos. Não iremos nos calar e não iremos parar essa luta.

    TODOS JUNTO SEREMOS MAIS FORTE.

    ResponderExcluir
  51. Pessoal do facebook, twitter, msn, orkut e demais redes sociais vamos colaborar tbm nesse protesto, postem o blog em suas rees para q e assim as autoridades tomem vergonha na cara .

    ResponderExcluir
  52. cade o deputado por nome de marcelo lelis que no ano pasado no mes de dezembro estava fazendo vaquinha para comprar remedios e equipamentos para o HGP o cara sumiu mas daqui alguns dias ele aparece, vc vai ver e eu tambem, agora ele não fala mal do governo é da mesma laia, corrpto e artista pos graduado.

    ResponderExcluir
  53. concordo com vc amigo esse cidadão por nome de marcelo lelis so sabe criticar solucionat problemas que é bom neca, e muito bom de papo, duvido que ela va para atras de um balcão ser comerciante, agora mentir na politica isso ele sabe, o HGP qaue antes era ruim e agora ficou o que pesimo, pior, ou largado para os outros cuidar, terceirizaram para uma empresa que so afundou mais o hospital, os funcionários se desdobrando para dar conta os serviços, há vai vhegar sua hora companheiro, de o troco nas urnas.

    ResponderExcluir
  54. Nosso ano novo nunca mais sera o mesmo sem nossa mãe, a Dona Rosa. Mãe, muitas saudades você deixou. Um grande abraço de seus filhos, Orismar, Josimar e Josimara.

    ResponderExcluir
  55. é uma vergonha! políticos...

    ResponderExcluir
  56. DO QUE VALE A CB 1988? NOSSAS LEIS SÃO PIADAS, NOSSA JUSTIÇA TEM PARTIDO, GANHAM BEM, SÃO CORRUPTOS, PENA QUE NÃO MORREM DE PESTE BRAVA!!! ISSO TAMBEM SERVE PARA OS POLITICOS, OU PASTOR, BONITINHO METIDO, FILHA DE SENADOR, DEPUTADA DE ESQUERDA FAJUTA, BUCAR E OUTROS, SÓ LUTAM POR SEUS PROPRIOS INTERESSSES, E AGORA? NA VESPERA DA "COLHEITA" ELES APARECEM... VAMOS NOS UNIR. QUEIMAR ESSES FIOLHOS DA P... RICOS ELES SÃO E SEMPRE SERÃO, PELO MENOS VAMOS FAZER O PAPEL DE BEIJA-FLOR ...

    ResponderExcluir
  57. Esperem aí! Não foi o próprio Siqueira quem disse que ia implantar um programa na Gestão dele chamado "Médico na porta"? Não foi ele (ELE) quem dizia q: - vocês me conhecem, qndo digo q vou fazer, eu faço! E não foi ele também quem dizia, ainda também durante a sua campanha eleitoral no rádio e tv q: - se não Roubar, dá pra fazer. Vocês se lembram disso? Porque o Eduardo Siqueira qndo tem suas crises de hipertensão vai pra outro Estado e não busca tratamento nos Hospitais q o pai dele "toma de conta"? Um filho q não "confia" nem no trabalho do pai? Q coisa feia né minha gente? E o q foi mesmo q ELE fez desde q assumiu o Governo? Encheu a praça Girassois? Ah é, tai uma importante ação de Governo Dele!
    Bom, são inúmeros os casos de desrespeito com o dinheiro público e com a vida dos seres humanos, abandonados a sua própria sorte aqui no nosso Estado. Uma pena esse espaço ser tão pequeno.

    Desta forma, gostaria pedir a Deus q conforte a família enlutada, vítima simplesmente da péssima gestão em todas as áreas Básicas de atuação nesse estado (educação, saúde, segurança) , q estão todas muito mal geridas.

    Gostaria de pedir em forma de "dica" q pedir para q o povo revoltado com essa e outras tantas situações de descaso, anule o voto não dará ou não trará o resultado aguardado por nos q é a renovação da política. Temos e q fazer uso das ferramentas q hj temos para identificar os maus políticos e os seus maus feitos na internet, em blogs e nas redes sociais , a fim de q se crie consciência crítica nos eleitores e dando oportunidades pra quem realmente tem interesse em trabalhar pelo povo e não apenas em interesse próprio.

    Ps: não sou político, nem presidente de associação nem sou ligado a nenhum movimento defensor de causa alguma.

    ResponderExcluir
  58. Olha o problema de gestão pública está gravíssimo, mas mesmo resolvendo isso será preciso fazer uma faxina nesses médicos de araque que não conseguem diagnósticar direito, é preciso passar a saúde a limpo em todos os setores.

    ResponderExcluir
  59. Conte com nosso apoio, meus pêsames.

    ResponderExcluir
  60. Deus, tenha misericordia de todos que precisam da saúde publica do Tocantins!somos tratados como animais.

    ResponderExcluir
  61. sou enfermeira e na verdade fico indgnada com o que acontece na saude, as vezes tenho ate vergonha de participar do quadro da saude, infelismente o que aconteceu com esta mulher acontece com muitos outros, mas penso e quero eu que isso mude tomare q nao demore muito.

    ResponderExcluir
  62. Nossa! Que triste não dá para não se comover com uma notícia dessas, eu sabia que esse hospital deixava a desejar mais não sabia que era tanto. Precisei em 2007 ficar com um filho para ele fazer uma cirurgia no punho quebrado devido um acidente e foram longos 11 dias, mas saímos com vida. Sofri uma acidente em agosto de 2011, precisei de cirurgia no tornozelo e esperei 02 dias, tive sorte;agora aguardo a de joelho vou orar para que seja de sucesso tbm. Deus dê conforto a vcs da família, não é fácil perder alguém tão querido assim, dói muito!!!!

    ResponderExcluir
  63. É Lamentável que um estado tão novo e com tanta riqueza, tanta tecnologia e mão-de-obra farta,e que cobra ums dos impostos mais caros do Brasil, recebe milhões de repasse do governo federal e deixa acontecer um caso desse, isso é falta de vergonha mesmo do poder público, tenho 15 anos de residencia no Tocantins e fico envergonhado com essa falta de responsabilidade do serviço de Saúde com nosso povo, eu mesmo sendo uma pessoa publica e muito conhecido no tocantins, jamais teria coragem de me candidatar e assumir um cargo público, pois eu não iria querer ficar com uma cara de TAXO por causa de outros corruptos que nao fazem nada para o povo, eu não iria querer sujar meu nome por ser um politico, pois quem se mistura a eles são farinha do mesmo SACO. Lamentável mesmo. W F S

    ResponderExcluir
  64. Fico triste por ver que depois de tanta luta pela saúde publica ainda estamos nesta situação no Tocantins e no Brasil. Aqui não seguimos a constituição que diz "saúde direito de todos e dever do Estado" pois estamos no caminho da terceirização. Não votar para mim não adianta, mas precisamos participar da escolha dos condidatos, pois muitas vezes nos sentimos sem opção e alem disso lutar pela ética e transparência na política como o financiamento público das campanhas para evitar que os candidatos necessitem ficar comprometiddos com quem financia suas companhas e não com o povo que votou. Eduardo Manzano

    ResponderExcluir
  65. pensamos que com a atual administração, o tocantins ia ter saúde.Mas a verdade e que estamos com uma pandemia de corrupção no BRASIL e principalmente Tocantins.Vamos reverter esse caso nas próximas eleição vamos votar em branco.ASS. eleitor da republica federativa do BRASIL.

    ResponderExcluir
  66. Sabemos bem o que esta família está passando. Pois, lamentavelmente estamos passamos por situação muito parecida. Assim como muitos que necessitam da saúde pública no Tocantins. "Minha mãe dona Marlene; pessoa humana, amiga de todos, sempre sorridente e cheia de esperança, ainda jovem (53 anos). Lutou contra o câncer o qual posso afirmar que este não tenha sido a causa de sua morte, pois, segundo informações do próprio médico, este estava controlado, em suas palavras: "o câncer não foi a causa da morte de dona Marlene." Ela foi guerreira, forte, pois, suportou muitas situações de descaso no HGP. Dentre eles podemos citar: falta de pontualidade por parte de alguns profissionais despreparados para atender os pacientes, (demoram vários dias para resolver uma situação que é urgente), sabemos que em se tratando de saúde não pode haver falhas; desorganização da equipe de enfermeiros (quando sumiram o prontuário de atendimento da paciente), a sala azul está sempre super lotada e com falta de higienização adequada; assim, as bactérias se evoluem contaminando o ambiente e os pacientes (o que possivelmente causou uma infecção hospitalar em minha mãe). Isto tudo descarta a chance de uma boa recuperação. Sabemos que nada irá preencher o vazio por ela deixado mas, assim como a família de dona Rosa, estamos aqui para protestar e procurar pelos políticos que tem a missão de cuidar da população, ou será que somos lembrados apenas em épocas de campanhas eleitorais, como me recordo bem de alguns que visitavam o HGP na campanha de 2009. Onde estão? Espero que sejam humildes (pois só sabemos o q é precisar de um hospital público, quando sentimos na pele, ou seja, se um de nossos parentes precisar) e honesto, cumprindo com suas obrigações e promessas de campanhas. Só nos resta acreditar no amor e misericórdia de Deus que é soberano, assim, nunca permitir que um de nós ou nossos parentes, precise da saúde pública no estado do Tocantins. Acredito na justiça divina e sei que Deus é mais que tudo.

    ResponderExcluir
  67. Infelizmente isso acontece no Tocantins e em outros lugarres. Mas a gente tem de protestar, cobrar mundança. E ate fazer justiça. bom esse protesto com outdoor e site.

    ResponderExcluir
  68. familia da moça do pano na barriga, de Paraiso TO estamos aqui para juntos faser a diferença, pois sozinhos podemos ir rapido mais juntos podemos chegar mais longe, vamos somar forsas para vencer algo grande que é o descasso na saude publica no Tocantins

    ResponderExcluir
  69. na segurança tambem está de mal a pior,a policia civil não investiga nada e a pm só parada nas rotatorias.
    um secretário de segurança que não conhece o estado,só aparece nos jornais em entrega de medalhas e outras besteiras.
    A policia mineira veio aqui na casa do coelho e levou o maior assaltante de banco do Brasil.
    tem que criar um blog para segurança tambem.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário: